Para mim a cozinha tem um cantinho especial na minha vida, é simplesmente uma das coisas que me dá mais prazer de fazer, aprender e inovar.

Este blog tem algumas das receitas que eu inventei ou que gosto particularmente de fazer. Todas elas são relativamente simples. E todas tem uma historia para contar.

Espero que se divirtam tanto como eu a faze-las.

Espero que vos corra bem e se tiverem alguma duvida perguntem que eu estou aqui para ajudar

Resultados da pesquisa

Wednesday

Almôndegas com Azeitonas

Este é um prato que vou fazer de raiz :p nada de almôndegas de compra lol Isto pode parecer um bocado complicado mas não é.


Isto deve dar para umas 3 pessoas mas se ficarem com fome não me culpem a mim.

O que precisamos:

Para as almôndegas:
500 g de carne picada
100 g de azeitonas (pretas e verdes)
50g de farinha
sal e pimenta

Para o molho das almôndegas:
150 ml de polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
vinho branco
azeite
sal e piri-piri
mangericão, mangerona, oregãos (todos ou so alguns, escolhão voces)

Para a salada:
Alface
Tomate cherry
Queijo de cabra (palhais original)
Mostarda
Vinagre de arroz
Azeite
Sal
Alho

Para a massa:
Escolham vocês :) eu usaria um tagliatelle ou um esparguete

Para decorar e não só:
Oregãos e queijo ralado.

Vamos la então por as mãos na massa.

Primeiro temos que picar as azeitonas de forma fina (retirando os caroços lol)
Depois juntamos as azeitonas com a carne picada e amassamos tudo até ficar uma pasta de carne com azeitonas em seguida temperamos com sal e pimenta.
Juntamos então a farinha amassando sempre com as mãos. Agora com um pouco de farinha nas mãos molda-se bolinhas com essa massa de carne e azeitonas e pronto as almôndegas estão prontas.

(Truques e Dicas --> se for para utilizar no momento podem utilizar carne picada congelada, a do Mini-preço é muito boa. Mas se preferirem pode utilizar carne fresca e depois podem congelar as almôndegas para outra altura)

Depois das almôndegas feitas (e difícil que foi lol) vamos la fazer o molho para as cozinhar.
Picar a cebola e os alhos bem fininhos e refogar com um fio de azeite. Juntar a polpa de tomate e um pouco de vinho branco. (pôr a agua para cozer a massa ao lume) Temperar com sal, piri-piri e as ervas aromáticas e mexer tudo bem. (atenção que já deitam sal e pimenta nas almôndegas este é só para o molho) Deitar então as almôndegas e mexer com cuidado para não as desfazer mas de forma a que fiquem envoltas no molho. Tapar e deixar cozer durante 5 10 minutos.(depende do tamanho das almôndegas que fizeram).

Agora vamos a salada enquanto as massa e as almôndegas cozem (não se esqueçam delas ao lume e vão mexendo de vez em quando).
Cortar os tomates cherry ao meio e desfazer as folhas de alface em bocados. Cortar o queijo aos cubos. Cortar a cebola roxa em meias luas finas. Juntar tudo num recipiente.
Deitar o alho picado muito fino, o sal, o azeite, o vinagre e uma colher de sopa de mostarda numa vinagreteira (ou copo caso não tenha vinagreteira) e mexer/bater tudo de forma a fazer um molho. Deite este molho sobre a salada só na altura de servir.

Por esta altura já devem ter as almôndegas e a massa prontas. Escorram então a água á massa e e só servir. Massa com as almôndegas em cima com um bocado de queijo ralado e oregão e acompanhar com a salada.
Para beber aconselho um vinho alentejano (ja que não tem o vinho do meu pai :D) se o tempo tiver frio ou uma cervejinha ou vinho verde se for verão.

Epá tenho de começar a por fotos das coisas que meto aqui :p

3 comments:

Anonymous said...

Tens é de começar a pôr vírgulas...

Rato said...

Realmente tens um bocadinho de razão. Ainda me falta melhorar muito ma minha forma de escrever. Quando for famoso e pensar em escrever um livro peço o teu contacto para fazer a revisão.

PS: para a próxima não faças o comment anónimo.

Lua said...

Lol tens razão, para quem reparou nas virgulas e não na calinada ortográfica, também deve ser um génio gramatical...:p

Essas almôndegas são boas,mas dão-me trabalho! Da última vez passei uns dez minutos a tirar as azeitonas:p

baci*