Para mim a cozinha tem um cantinho especial na minha vida, é simplesmente uma das coisas que me dá mais prazer de fazer, aprender e inovar.

Este blog tem algumas das receitas que eu inventei ou que gosto particularmente de fazer. Todas elas são relativamente simples. E todas tem uma historia para contar.

Espero que se divirtam tanto como eu a faze-las.

Espero que vos corra bem e se tiverem alguma duvida perguntem que eu estou aqui para ajudar

Resultados da pesquisa

Friday

Leitão à moda dos Bugalhos

Isto é um prato que não esta ao alcance de todos.
Para comer o verdadeiro "Leitão à moda dos Bugalhos" tem que ser nos Bugalhos e ser feito por "Chefes" acreditados para tal. Esta receita tem 5 segredos e cada um dos "chefes" sabe um deles. Por esse motivo apenas com o conjunto dos 5 se pode fazer realmente o verdadeiro Leitão à moda dos bugalhos.
Deixo aqui as principais indicações para quem se quiser aventurar a fazer.

Tem como requisitos:
Comida para cerca de 10 pessoas no mínimo.
Forno a lenha onde caiba um leitão aberto.

O que precisamos:

1 leitão com cerca de 5kg (nunca mais de 6kg porque senão já é porco)
400g de banha de porco
150g de pimenta preta e branca em grão
6 dentes de alho
1 copo de vinho branco
1 raminho de alecrim
Sal


Primeira coisa é abrir o leitão como se faz com os frangos de churrasco.
Depois 2 h antes de ir para o forno salgar o leitão.

Para os restantes temperos será feita uma massa.
Num almofariz esmagar as pimentas, os dentes de alho, o alecrim. misturar a banha e o vinho para fazer uma pasta.

Antes de ir para o forno barra-se a parte de dentro do leitão com a pasta feita anteriormente.

Colocar o leitão, aberto, num espeto e coloca-lo no forno ja aquecido com a pele virada para baixo.
passado 45 a 60 minutos voltar o leitão. (atençao que pode ter que se acender outra vez o forno nesta altura)
E pronto quando o leitao tiver assado é so partir ao bocados e servir bem quente.
Acompanhado de ananas e laranja em fatias finas. E regado com um bom vinho verde fresquinho.

2 comments:

Tiago said...

Granda frango! Devem precisar de umas capoeiras grandes... Mas também devem ter grandes ovos...

Lua said...

QUEREMOS MAIS RECEITAS BOAS E TEMOS SAUDADES DOS JANTARES NAS OLAIAS E TAMOS EM PROTESTO!!!!!!!!!!!!!!!!!
tenho saudadinhas...