Para mim a cozinha tem um cantinho especial na minha vida, é simplesmente uma das coisas que me dá mais prazer de fazer, aprender e inovar.

Este blog tem algumas das receitas que eu inventei ou que gosto particularmente de fazer. Todas elas são relativamente simples. E todas tem uma historia para contar.

Espero que se divirtam tanto como eu a faze-las.

Espero que vos corra bem e se tiverem alguma duvida perguntem que eu estou aqui para ajudar

Resultados da pesquisa

Sunday

Sushi

Já lá vai muito tempo que não vinha aqui deixar uma receita mas não parei de fazer coisas novas durante este tempo. Vou tentar escrever uma receita semanalmente.



Hoje deixo aqui uma coisa mais elaborada e que anda muito na moda --> SUSHI

Para fazer sushi existem vários pré-requisitos entre os quais os utensílios.
Vamos então à lista.
  • Esteira de bambu
  • Faca muito bem afiada
  • Taça de madeira (eu esta ainda não tenho por isso uso uma de plástico)
  • Tábua de cozinha
  • Película aderente
Depois vamos à lista de ingredientes para o arroz.
  • Mirin (vinagre de arroz, sal e açúcar) é mais fácil comprar já feito.
  • Arroz de grão curto (Arroz "próprio" para arroz doce serve perfeitamente)
  • Agua :P
  • Kombu (opcional)
Deixo aqui um vídeo de como fazer o arroz (em inglês)
Como fazer o arroz
Vou apenas dizer algumas das coisas importantes.
Lavar o arroz até a água onde lavamos o arroz estar quase transparente.
Depois de lavado deixar o arroz "descansar" durante 30 minutos (vai ficar mais branco).
Nunca levantar a tampa da panela onde se está a cozer o arroz
A taça onde se coloca o arroz depois de cozido não deve ser de metal
A parte de abanar o arroz eu não faço mas ajuda para tornar o processo de arrefecimento mais rápido.
Outra coisa importante é a quantidade de água. Para o arroz do sushi a quantidade de água deve ser igual à quantidade de arroz mais 10%
A alga kombu é outra coisa que pode ou não ser usada quando se coze o arroz.

Depois de ter o arroz falta o "recheio" para o sushi.
Para isto vamos precisar de:
  • Abacate
  • Manga
  • Pepino
  • Kiwi
  • Morangos
  • Lombos de Salmão
  • Atum
  • Delicias do Mar
todas estas coisas devem ser cortadas em tiras ou "folhas" (esta parte demora bastante tempo e não é assim tão trivial de fazer) uma faca muito bem afiada é um requisito essencial para fazer esta tarefa.


depois de ter o arroz e o peixe e legumes cortados vamos então fazer os rolos e para isso precisamos de:
  • Alga nori
  • sementes de sésamo
  • Wasabi
  • Molho de soja
Normalmente a alga nori é muito grande e por isso deve ser cortada ao meio.
Para fazer os rolos deixo apenas algumas dicas e aconselho a ver vídeos na net (youtube) de como fazer.



Primeira coisa é a quantidade de arroz para o rolo fechar. Depois temos os rolos com alga por fora e os rolos "ao contrario", com o arroz por fora (uramaki). Para estes últimos aconselho a forrar a esteira de bambu com película transparente. Para os rolos com alga por fora é importante deixar um bocado de alga sem arroz para fechar o sushi (mais ou menos visível na foto).

Para o sushi feito à mão (Nigirizushi) é importante que a "bola" de arroz esteja bem feita e que o peixe seja bem "prensado" contra a mesma para o sushi não se desfazer no molho de soja.
Para cortar os rolos deve molhar-se a lamina da faca para o arroz não agarrar. Os rolos devem ser cortados com um corte apenas e nunca "serrados".

4 comments:

xachariah said...

fizeste sushi e n me convidaste? sabes bem q adoro essas bolinhas de arroz... ;_;

Lua said...

ja estava com saudades de te ver escrever aqui!
troco sushi por tiramisu de frutos silvestres (pergunta a qualidade ao joao luis que ele diz-te:p), q dizes?

**

Anonymous said...

Obrigada, Rato!
Encorajaste-me a fazer também ;) Generoso da tua parte partilhares as tuas receitas! Para qd um restaurante?
Magda

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.